“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja”-e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente... E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria – que é a razão pelo qual vivemos”. Ruben Alves

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Continuação de dicas do livro "Como fazer de Seu filho uma criança feliz" de Marisa Lobo

6- Não satisfaça todos os desejos de uma criança. A criança deve aprender a ouvir não. Mas um não vem sempre com uma explicação honesta nos olhos.


7- Limite o dinheiro dado a seu filho. O dinheiro fácil não mão do seu filho abre caminho para muitos erros. Mostre desde cedo o valor do dinheiro. Se ele não tiver limite, achará que tudo vem fácil, e só desejará uma coisa na vida: ganhar muito dinheiro com o mínimo de esforço e desfrutar o máximo a vida sem responsabilidade. Dinheiro fácil nas mãos do seu filho leva-o a confiar mais no poder da moeda do que em sua força de vontade, prejudicando sua dignidade e capacidade intelectual.


8- Seja ético na educação, saiba reconhecer que nem sempre seu filho é quem está com a razão.
Quando seu filho entrar em conflito com professores, policia, vizinhos e colegas, não tome seu partido sem antes examinar bem o fato e ver de que lado está a razão...... Ninguém é perfeito, seu filho também esta dentro desta regra. Seja justo e dê razão a quem a tem de fato.


9- Olhos abertos significam atenção, cuidado sem excesso de proteção. Quando ele entrar em contenda mais séria não o desculpe com estas palavras: "Ele sempre foi impossível; ele é assim mesmo". Não minimize  o problema, cuidado com os seus mecanismos de defesa que lhe impedem de ver a realidade. Isto fará que seu filho permaneça no erro e abrirá caminho para faltas mais graves, pois, ele sabe que pode contar sempre com a cumplicidade indulgente dos pais. A indulgência excessiva é cúmplice do crime. Seja indulgente, mas sempre dentro da ordem, da energia bondosa e da disciplina.


10- Não faça comparações negativas nem positivas do seu filho em relação aos outros. Cada filho é único. Fazendo isto, você estará implantando nele a intolerância, a discriminação pessoal e social, e o menosprezo pelos demais. Elogiar os dotes de seu filho é muito bom, mas sem exagero. Os pais costumam rotular os filhos de acordo com a própria conveniência, e isto abre espaço para que eles vejam nos filhos qualidades que muitas vezes os filhos não possuem, causando frustrações nos mesmos com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário