“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja”-e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente... E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria – que é a razão pelo qual vivemos”. Ruben Alves

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Educação de filhos.... um dos maiores desafios!

 

Este pensamento é uma grande verdade. 
Segue mais algumas "atitudes básicas..." do livro "Como fazer de seu filho uma criança feliz".
11- Atividade lúdica. Para conquistar e estimular o aprendizado e os afetos da criança, use todo e qualquer movimento que tem como objetivo em si mesmo produzir prazer quando de sua execução, ou seja divirta a criança, ensine a criança brincando.
12- Crie uma rotina: rituais diários dão às crianças um senso de segurança, portanto, mais prazer na vida. Estabeleça alguns horários importantes para a disciplina, como por exemplo, banho, ir para a cama, para almoçar, jantar. 
13- Elogie seus filhos: os elogios são importantes para ajudar a criança a desenvolver bons sentimentos, fazendo-a perceber que tem direito de sentir que é IMPORTANTE, que "pode aprender", que "consegue" e que sua família lhe quer bem e a respeita. A criança precisa sentir-se satisfeita consigo mesma para aprender e para lidar com os seus sentimentos.
14-Cuidado com as tarefas. Procure adequar as tarefas que cabem a cada idade e permitir que a criança faça por si mesma, como: amarrar sapatos, (ainda que erre), colocar suco no copo, vestir a roupa, etc...
15- Solicite a ajuda da criança, partilhando com ela pequenos afazeres, vale até aplausos para as suas conquistas.
16- Dê-lhe oportunidade de desenvolver-se sem usar de superproteção ou sem pressioná-la, nem compará-lo com outras crianças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário