Olá,
gostaria de compartilhar o Projeto de Literatura que está sendo desenvolvido com minha turma. O projeto teve seu inicio no mês de março, e não tinha um nome
definido, então conversando com as crianças, colhendo sugestões, acatamos a
idéia do Carlos Eduardo “esconderijo secreto”, com isso o projeto recebeu o nome “Livro – um esconderijo secreto”.
Gosto
de trabalhar com projeto, pois permite abertura para possibilidades amplas de
encaminhamentos e de resolução, percursos previsíveis e imprevisíveis,
acompanhados de uma grande flexibilidade de organização, além de ser um dos
muitos modos de organizar as práticas educativas.
Segue
abaixo uma parte do projeto “Livro – Um esconderijo secreto”, a justificativa,
um elemento fundamental, pois define, expõe o problema e contém elementos necessários para encaminhar o processo
de solução das questões.
PROJETO DE LITERATURA
“LIVRO – UM ESCONDERIJO SECRETO”
Justificativa
O trabalho com a literatura infantil é de fundamental importância para o
desenvolvimento intelectual e emocional da criança. A partir dos contos, das
histórias, lendas, poesias e motivação do professor, a criança tem a
oportunidade de exercitar a imaginação, criando imagens a partir do seu contexto
social. O ambiente narrado na história, as cores, os cheiros, os objetos, os
sons, os personagens, ganham proximidade com os fatos vivenciados no cotidiano
vivido ou imaginado pelas crianças.
“O ato de ouvir e contar histórias está, quase
sempre, presente nas nossas vidas: desde que nascemos, aprendemos por meios das
experiências concretas das quais participamos, mas também através daquelas
experiências das quais tomamos conhecimento através do que os outros contam. Todos
têmos necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos e
sonhamos. Dessa necessidade humana surgiu a literatura: do desejo de ouvir e
contar para através dessa prática, compartilhar. “(GRAIDY e KAERCHER, 2001,
p.81).
Entendemos que a presença da literatura infantil na sala de aula e a
mediação da leitura realizada pelo professor, permitem à criança a fruição, o
prazer e a alegria permitindo-lhe adentrar no mundo mágico da literatura e da
imaginação, assim como para a formação de bons leitores. A criança também cria
o hábito de escutar histórias valorizando o livro como fonte de conhecimento e
entretenimento.
A criação de espaço para a
criança contar, recontar e inventar histórias, dando sentidos e significados às
experiências vivenciadas em seu cotidiano, propicia o exercício da linguagem
oral.
Observando a turma do I período, percebeu-se desde inicio do ano que
apreciam os momentos de contação de histórias assim como o interesse ao
apresentar os livros, títulos autores,
sendo questionada pelas crianças, “tem foto do autor?”.
Analisando a turma percebeu-se que em função das idades diferentes, que
são de três, quatro e cinco anos, todos os livros despertam interesse, mas nem
todas as leituras prendiam atenção de todos.
Chegou-se a conclusão que as ilustrações, técnicas, espaços, foram
alguns fatores que influenciaram nestes momentos de leitura. Foi possível também
observar nos momentos em que se oportunizou acesso a livros, a maioria já eram
conhecidos, simples, sem muita qualidade, com isso o interesse também se reduzia
consideravelmente.
Como educadora e amante da
literatura, pensou-se em elaborar este projeto com o objetivo principal de
despertar o interesse de todas as crianças pela literatura e pelos momentos de
contação de histórias,
Inicia-se com os pais, conscientizando-os da importância da turma em
realizar aquisição de novos títulos selecionados pelas professoras, pois é
importante este processo, em que o professor realize uma seleção prévia das
histórias, dando atenção para a inteligibilidade e riqueza do texto, nitidez e
beleza das ilustrações.
“Ter acesso à boa
literatura é dispor de uma informação cultural que alimenta á imaginação e
desperta o prazer pela leitura” RCN.
Outro
fator importante é proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, então este
projeto visa organizar alguns materiais como almofadas aconchegantes e
coloridas, tapete, “Baú da literatura”, criando espaços alternativos na sala,
no jardim, no varandão, em que as crianças possam escolher, apreciar, ler e
ouvir histórias.
Importante ressaltar o processo de diagnóstico a ser realizado com a
turma em relação ao que eles sabem e não sabem sobre literatura, visando
planejar ações que contemplem as necessidades diagnosticadas.
Destaque na implantação deste projeto são os recursos e técnicas a
utilizar nas contações de histórias para despertar o interesse de todos.
Fantoches de vários tipos, teatro de sombras, cenários, dramatização,
acessórios, utilização de mídias, entre outras, poderão ter, em alguns
momentos, a participação das crianças no processo de construção e outros que
somente as professoras irão preparar tornando o ambiente lúdico e surpreendente
para as crianças.
Desejamos também por meio da leitura,
realizada pela professora, focar alguns gêneros literários como: histórias, contos,
poesias e cartas. Pois quando se realiza com freqüência a leitura de um mesmo
gênero, possibilita-se ás crianças que conheçam as características próprias de
cada gênero. Um grande aliado nesse
sentido será o varal da leitura, no qual receberá sempre alguma novidade, como
poesias, histórias sem textos, cartinhas, etc,
Conduzir as crianças para visitação à Feira do Livro, livrarias e
bibliotecas fará parte do projeto como possibilidades de vivenciarem a
importância da literatura e vivenciar momentos de prazer que ela pode oferecer.
Trazer a Biblioteca Móvel e contadores de histórias em nossa instituição será
alguns momentos que envolverão todos os demais integrantes da instituição em
nosso projeto.
Também será realizada a “Mochila da leitura” em que todas as crianças
poderão levar para casa um livro para ser lido em família, oportunizando a
família comentários e relatos de como foi a experiência, a ser compartilhada
com os colegas.
“As crianças, desde muito pequenas, podem construir
uma relação prazerosa com a leitura. Compartilhar essas descobertas com seus
familiares é um fator positivo nas aprendizagens das crianças, dando um sentido
mais amplo para a leitura” RCN
Outro destaque será a interpretação e
dramatização de alguns textos literários, incentivando e estimulando a
participação em situações de palco. E
como não poderia faltar, a criança irá produzir oralmente textos com destino
escrito. Nessas situações, a professora será a escriba, em outras situações
eles poderão escrever de próprio punho, fazendo-o da forma como sabem, levando
em conta a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias e
condições nas quais é produzida: para que, para quem, onde e como.
Concluindo,
como culminância do Projeto, as crianças irão dramatizar uma história escolhida
pela turma. Expor os trabalhos realizados e escolher um livro entre os três
títulos “Advinha quanto Eu te amo”, “Chapeuzinho Amarelo” e “A festa no céu”
que será doado pelo CEI.
Em todo o
processo de escolha para apresentação, a história, que técnica será utilizada, os
convites, terão a participação de toda a turma.
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