“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja”-e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente... E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria – que é a razão pelo qual vivemos”. Ruben Alves

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil

          "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história".Bill Gates
      Concordo plenamente com esta frase.
     Torna-se um desafio formar leitores na atualidade com toda  a tecnologia e mídia disponível. Há necessidade de fazer a criança desde de pequena sentir-se estimulada e vivenciar um tempo estipulado para esta atividade tão importante e prazerosa. Pois se não aprender a apreciar a leitura, jamais será um leitor.
    Observamos jovens que não conseguem interpretar um texto, ler ou escrever corretamente, tudo em função da pouca leitura. 
      Procuro comprar livros e acima de tudo, fazer o Gustavo, tirar um tempo do dia para a leitura. Geralmente precisa sempre de um empurrãozinho para  sair do computador ou televisão. Mas quando começa a ler não quer parar, principalmente se o livro é de seu interesse. 
     Fico feliz porque já leu vários títulos. 
     Engraçado é que ele é muito parecido comigo  nessa idade, pois quando gosta de um livro, se empolga e quer contar toda a história. 
    Procuro compartilhar minhas experiencias e falar dos livros que me marcaram. 
    Embora não tivesse a oportunidade que ele tem hoje, procurava aproveitar a biblioteca da escola. Não parava de ler enquanto não chegava ao fim.  Alguns livros de aventuras me causavam aflição, queria chegar ao fim o mais rápido possível ao final para descobrir como tudo acabou. Era muito bom!
     Lembro o primeiro livro que ganhei do meu pai " O menino que visitou o céu", nossa a história era linda! E o mais marcante ainda foram os momentos de emoção pela história, em que passamos, eu e meu irmão e minha irmã, lendo juntos. Isso nunca se esquece.  
     É bom também observar a Heloisa  que já esta começando a ler, andando pra lá e pra cá lendo ou pedindo para eu ler algum livro. 
   Nosso dia-a-dia é corrido, mas se não aproveitar esse momento ele não volta mais. Espero que quando eles estiverem adulto, além de terem construído sua própria história, possam ter boas recordações! 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário